Currículo

28/02/2019 16:46

5 dicas para se dar bem nos concursos públicos

Um sonho de muita gente e uma meta para diversos profissionais, os cargos públicos têm se mostrado uma das melhores opções de trabalho no Brasil. São oportunidades com boa remuneração e estabilidade, além de todos os benefícios e a possibilidade de avançar nos cargos e garantir promoções e um bom plano de carreira. As oportunidades são múltiplas e incluem postos de atuação para os mais diversos profissionais.

Em muitos casos, basta ter um diploma de ensino superior para concorrer a vagas valorizadas e com boa remuneração, sem esquecer do prestígio que esse emprego traz. Entretanto, para poder aproveitar tudo isso é preciso enfrentar provas das mais concorridas e entrar de cabeça nos estudos.

Nesse momento, não há muito segredo. O preparo para se sair bem nos testes é o principal fator que decidirá se você alcançará ou não o sonho de um cargo no funcionalismo público. Novos concursos são abertos a cada ano e é preciso estar atento para saber sobre os conteúdos cobrados, data das provas e quais os tipos de testes.

Um dos mais concorridos e que divulgou vagas recentemente é o concurso do Senado Federal. Ele oferece cargos com remuneração acima dos R$ 20 mil, no caso de candidatos de nível superior. Você confere mais detalhes sobre ele aqui, incluindo os cargos, número de vagas e o tipo de prova exigida. Para garantir um preparo completo na hora de prestar esses testes, vale a pena conferir 5 dicas indispensáveis que, aliadas ao estudo focado, conseguem garantir uma boa colocação e o sucesso ao prestar os concursos.

Planejamento

O principal fator que se insere bastante na disciplina de estudos, o planejamento precisa estar presente desde o primeiro momento. Antes mesmo de verificar os editais ou se inscrever para as provas, é preciso garantir que você esteja preparado e tenha um bom planejamento ao estudar.

Isso quer dizer estabelecer a quantidade de matérias estudada por dia e ter metas fixas, para conseguir absorver todo o conteúdo a tempo. Sem um bom planejamento, o candidato chega sem preparo e com ainda mais nervosismo para a prova. Invista em um verdadeiro calendário, com datas estabelecidas desde o primeiro dia de estudo e objetivos claros.

Acompanhamento

Não adianta mergulhar nos livros, se você não consegue acompanhar a evolução dos estudos. Garanta tudo isso com um bom acompanhamento por meio das provas já realizadas.

No decorrer dos estudos, faça os testes simulando a prova real, para avaliar quais são seus pontos fortes e fracos. Isso deixa claro também em qual área é preciso focar mais e estudar com mais dedicação. Esse simulado pode ser feito por meio da internet, respeitando também o tempo limite de prova e simulando todos os pequenos detalhes do grande dia. Sempre tendo em mente uma concorrência cada vez mais especializada.

Curso on-line

Muita gente investe nos estudos por conta própria em casa. Essa proposta é excelente, principalmente para quem não dispõe de tanto tempo e concilia, por exemplo, o trabalho com a preparação para o concurso. Entretanto, nada melhor do que um bom curso preparatório, que forneça todas as ferramentas para estar pronto e seguro para enfrentar até mesmo as provas mais concorridas.

A internet é uma das principais aliadas para isso, com cursos on-line. Eles são inovadores e garantem a economia de tempo e recursos. São apostilas e um material de estudos baseado nos últimos testes e no perfil de cada concurso. As aulas podem ser assistidas quando você tiver tempo, sem precisar se deslocar até o local de ensino e evitando perder uma aula importante. Além disso, diversas escolas oferecem também simulados on-line, permitindo que você avalie seu desempenho ao longo do tempo e até mesmo compare com outros concurseiros.

Atividades extras

Além do foco nos livros e nas matérias cobradas, é preciso investir no cuidado com seu corpo e seu organismo. O foco é importante, mas a pressão pode gerar problemas ainda maiores. Eles se manifestam através do estresse, da pressão e da ansiedade. O resultado é ainda mais instabilidade na hora de realizar as provas e testes.

Tudo isso sem esquecer do preparo físico exigido em cada teste, já que serão extensas horas durante a avaliação. Nada melhor do que as atividades físicas, para garantir a saúde e a redução do estresse. Elas liberam no organismo substâncias capazes de reduzir o estresse e ajudar até mesmo a absorver melhor os conteúdos na hora de estudar.


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo