Currículo

22/01/2020 00:22 Simoes Filho

13 dicas para ser aprovado em uma entrevista de emprego

A felicidade ao receber uma ligação marcando a entrevista de emprego dá lugar a uma ansiedade sem fim. Afinal, são poucos minutos para demonstrar o seu valor, fisgar o recrutador e conquistar a oportunidade, não é? Pensando nisso, confira essa seleção de 15 dicas para mandar bem.

Veja 13 dicas para mandar super bem na entrevista de emprego

Pesquise sobre a empresa: Antes de ir para uma entrevista, é conveniente fazer uma pesquisa sobre o histórico da empresa, seus valores, em quais segmentos do mercado atua. Assim, o entrevistador terá excelente impressão ao perceber seu interesse pela empresa contratante.

Pontualidade: Compareça ao local da entrevista com um mínimo de 15 minutos de antecedência, assim você poderá se ambientar e relaxar a tensão, além de demonstrar sua responsabilidade perante seus compromissos e o seu interesse pela vaga. Se ocorrer algum imprevisto que impossibilite ou atrase sua ida até o local marcado, ligue informando a razão.

Primeiras impressões importam (e muito):  "A primeira impressão é a que fica" não é um ditado sem fundamento. Pelo contrário, a ciência comprovou esse fato em diversos estudos. A Time vai mais longe e afirma que alguns estudiosos consideram esse o ponto mais importante das entrevistas. Otimize as primeiras impressões desde o início, enquadrando a conversa com algumas frases bem ensaiadas sobre como você quer ser percebido. Isso vai acabar sendo a estrutura com que a outra pessoa forma suas memórias sobre você.

Apresentação: Seja discreto e adequado na forma de se vestir. Cuidar da higiene pessoal (banho, unhas e cabelos) é fundamental. Evite óculos escuros, boné, bermuda, mini-saia, roupas justas e decotadas, e muitos acessórios. A maquiagem deve ser a mais discreta possível e não exagere no uso das cores e do perfume.

 

Postura: Ao cumprimentar não segure a mão da pessoa por muito tempo (familiaridade) e procure não tomar a iniciativa, porém corresponda com rapidez, aperte a mão com firmeza e durante pouco tempo. Mantenha a postura ao sentar-se, não recostando-se na cadeira com demasiada descontração e procure não se remexer excessivamente. Não coloque objetos pessoais sobre a mesa do entrevistador, como por exemplo: (bolsas, malas, mochilas, óculos, carteiras, chaves e capacetes).

Iniciativa: Não sente antes de ser convidado, se o convite demorar pergunte se pode sentar para mostrar iniciativa. Procure ser voluntário nas entrevistas em grupo ou quando for solicitado algum auxílio ou idéia.

Comunicação: A entrevista é um diálogo. Tão importante quanto expor suas qualidades é saber o que o entrevistador tem a dizer. Fale com clareza, evite responder somente com sim e não e procure não falar demasiadamente. Chame sempre o entrevistador pelo nome, isso causará uma boa impressão e não use gírias. Não invente respostas quando não sabe o que dizer, seja sincero.

Calma: Procure manter a calma, pois o nervosismo aliado à ansiedade de estar concorrendo a uma vaga confunde os pensamentos e torna o raciocínio tortuoso, refletindo em gestos exagerados e falas sem sentido. Esteja preparado para todo o tipo de situação e de perguntas, procurando sempre ser discreto.

Autoconfiança: Acredite na sua capacidade. Fale principalmente sobre o que você pode fazer pela empresa e menos sobre o que a empresa pode lhe proporcionar. Contudo, evite excessos, pois poderá passar uma imagem de arrogância. Cuide com a falta de autoconfiança e também com a impetuosidade super confiante.

Celular desligado: Procure desligar o celular, mas se esquecer e tocar durante a entrevista desligue imediatamente e peça desculpas.

Ser original: Não queira ser na entrevista o que você não é de fato, seja autêntico e deixe claro como é seu modo de ser, suas crenças e idéias, não se deixando levar por outros candidatos ou pela opinião do entrevistador. Seja você mesmo.

Ser educado e simpático: Sorria constantemente e tenha atitudes cordiais. Não esqueça que você pode estar sendo avaliado desde o momento em que pisa na empresa, portanto procure tratar bem todas as pessoas. Lembre-se que a sua imagem é o mais importante!

Ética: Nunca fale mal do seu ex-chefe ou empresa em que trabalhou. Mantenha sua ética, reservando-se ao fato de ter decidido deixar seu antigo emprego por outros motivos.


Todos os Direitos Reservados para Informa ABC

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo