Economia

17/11/2018 11:39

Veja como cobrar clientes e receba seu dinheiro sem ser chata

Como cobrar clientes

Você sabe como cobrar clientes? Muita gente que atua no ramo das vendas não sabe bem como fazer isso e ainda comete erros graves que fazem, no mínimo, parecer que a pessoa é chata e inconveniente.

Porém, existem algumas estratégias que você pode aplicar para reduzir a quantidade de inadimplentes e não parecer uma pessoa invasiva diante dos devedores.

No artigo de hoje, vamos mostrar como você pode fazer uma cobrança eficiente, respeitando o seu cliente, mas garantindo o recebimento pelas vendas realizadas a prazo. Acompanhe!

Evite efetuar a cobrança no primeiro momento

Uma das principais dicas sobre como cobrar clientes é não efetuar a cobrança no primeiro momento. Depois de constatar o não pagamento por parte de uma pessoa, aguarde alguns dias para começar o processo.

Entretanto, esse prazo não pode ser muito grande, afinal, você precisa receber para garantir as compras futuras e continuar operacionalizando o seu negócio. O ideal é que você deixe um período entre 3 e 5 dias, no máximo.

Esse tempo será o suficiente para que o cliente devedor possa reunir os recursos para pagar o débito sem ter que entrar em um procedimento de cobrança que, geralmente, acaba consumindo as duas partes da relação.

Envie mensagens despretensiosas de cobranças

Outra estratégia de como cobrar clientes é enviar mensagens despretensiosas, parecendo indiretas, entretanto, com muito cuidado para que a pessoa não perceba que você está cobrando ela. Você pode, por exemplo, enviar uma mensagem informando a importância de manter os seus pagamentos em dia.

Você deve mostrar que a relação comercial entre você e o cliente só poderá ser mantida se todas as faturas estiverem sendo pagas corretamente. Ofereça, por exemplo, promoções que podem ser aproveitadas somente se não houver débitos, descontos exclusivos, entre outros.

Além disso, você também pode utilizar essa estratégia como uma forma de prevenir a inadimplência, principalmente daqueles clientes que já tem um histórico de atrasos em seu negócio.

Quando se aproximar do vencimento, envie uma mensagem para lembrar a pessoa sobre a compra que fez e que vencerá nos próximos dias. Isso ajuda muito às pessoas que, por algum motivo, acabam se esquecendo que precisam honrar com determinado compromisso assumido.

Algumas pessoas, mesmo que estejam lembrando que o vencimento está próximo e que não terão dinheiro para pagar, podem se conscientizar e correr atrás da quantia necessária para quitar o débito quando ele vencer.

Evite vender a prazo para clientes com histórico de atrasos

Obviamente, ninguém quer perder uma venda, no entanto, quando o assunto é conceder prazo para pagamento, em alguns casos é melhor rever e negar o crédito para clientes que já tiveram histórico de atrasos com a sua empresa — ou seja, vender somente à vista.

Por mais que a cliente não queira mais comprar com você, talvez seja até melhor, tendo em vista que não correrá o risco de recorrer a métodos de cobranças que, geralmente, são desgastantes para os dois lados.

Melhore as condições de pagamento

Outra estratégia interessante é melhorar as condições de pagamento. Isso deve ser feito quando a dívida estiver muito avançada e você perceber que a pessoa não conseguirá realizar o pagamento.

Nesses casos, vale a pena rever os juros aplicados, bem como o prazo para pagamento. É melhor demorar um pouco mais para receber determinado valor do que correr o risco de ficar sem ele por um tempo ainda maior, não é mesmo?

Também como forma preventiva, aumente o número de parcelas ou diminua os juros das compras a prazo para que o número de inadimplência reduza com o tempo. Entretanto, para saber a eficiência dessa ação é necessário fazer um teste.

É importante lembrar que cada negócio tem características diferentes, principalmente com relação aos seus clientes. Uma estratégia que foi aplicada em determinados casos pode não funcionar em outros, por exemplo.

Por isso, você precisará aplicar essa estratégia, aguardar um tempo de aproximadamente 3 meses e verificar se o número de inadimplementos reduziu. Caso contrário, volte do início e trace outra estratégia oferecendo outras condições de pagamento.

Renegocie dívidas muito antigas

Em último caso, você pode recorrer à renegociação de dívidas. Existem situações em que a dívida de um cliente chega a tal ponto que você percebe a impossibilidade de ele liquidar o valor, fazendo isso se arrastar por mais tempo.

Nesses casos, o melhor a fazer é garantir, no mínimo, o valor da peça à época em que ela foi vendida. O objetivo da renegociação é garantir que você não fique no prejuízo e que o recebimento seja capaz de, pelo menos, pagar pelos custos da aquisição com seu fornecedor.

Sendo assim, será necessário retirar todos os juros incidentes ao longo do tempo e, ainda, oferecer um bom prazo para que a dívida seja quitada em sua totalidade. Você pode adotar a estratégia utilizada por grandes empresas de cobrança.

Para pagamento à vista, elas removem 100% dos juros, multas e outros valores acessórios. No entanto, no pagamento parcelado, esse montante vai aumentando à medida que o número de parcelas cresce. Dessa forma, você motiva o cliente a efetuar o pagamento à vista, principalmente quando a diferença entre o valor parcelado e o de quitação é muito grande.

Independentemente da metodologia que você adotar, o importante é que a renegociação seja vantajosa para os dois lados, ou seja, que possibilite o pagamento por parte do cliente e o recebimento pelo valor original da venda.

O princípio por trás da renegociação de dívidas é fornecer oportunidades para a quitação de um débito, de modo que o valor recebido seja capaz de arcar com os custos da compra da mercadoria. Portanto, é importante que você tenha esse controle para ter condições de oferecer a oportunidade para seus clientes devedores.

Por fim, podemos concluir que a inadimplência é uma realidade em nosso país, principalmente após períodos de crise e dificuldades na economia. Entretanto, sabendo exatamente como cobrar clientes, as chances de você receber pelas suas vendas atrasadas são muitos maiores.

 


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