Economia

15/01/2020 17:30

5 dicas para começar 2020 com um bom planejamento financeiro

Organização é a chave para manter a saúde financeira

Cuidar da saúde financeira pode parecer complicado, mas bastam pequenas atitudes para começar a notar a diferença. Nunca é tarde para aprender, mas é necessário ter disciplina para manter um bom controle do dinheiro.
O início do ano é um bom momento para introduzir novos hábitos na rotina, por isso, confira algumas dicas de como fazer diferente em 2020.

Primeiro passo: anote os gastos

Anotar os gastos pessoais parece simples, e exatamente por isso é uma atividade tão deixada de lado. Manter um registro de todo o dinheiro usado durante o dia requer comprometimento, mas é uma boa forma de descobrir qual a média de gastos diários, além do que é comprado. É importante colocar tudo, inclusive as coisas de pouco valor. Se a compra desses itens for constante, eles têm impacto no saldo mensal final.

O bom e velho papel pode ajudar, mas também existem aplicativos que realizam essa função.

Outro detalhe para lembrar é separar as despesas fixas -- aquelas presentes todo o mês, como aluguel e contas da casa -- das despesas variáveis -- gastos não planejados que acontecem ao longo do mês.

Impostos do início do ano

Certos meses podem apresentar gastos maiores. Alguns impostos devem ser pagos, seja a primeira parcela ou a quitação completa, no começo do ano. Por isso, não se esqueça de incluir IPTU, IPVA, Taxa de Coleta de Resíduos (TCR), entre outros, na hora de organizar as suas contas. 

Fique atento aos prazos de cobrança, que podem variar de acordo com a região, como o pagamento do IPVA 2020 em SP, que começa já em janeiro.

Acabe com as dívidas

Após definir quais são os gastos, é preciso criar estratégias para quitar as dívidas pendentes. Para isso, separe um dinheiro mensal especificamente para o pagamento de contas pendentes.

Avalie quais compras são realmente importantes e corte gastos desnecessários para facilitar o pagamento do que está em dívida.

Defina seus objetivos

Você deseja comprar um computador? Trocar de casa? Fazer uma viagem? Estabelecer metas ajuda a visualizar para onde o dinheiro está indo e como direcioná-lo para o real objetivo.

Se aquilo que você deseja tem um valor muito alto, considere iniciar um investimento para fazer seu dinheiro render e facilitar a chegada até a meta. Existem vários tipos de investimento com baixo risco, mas que ainda geram bons resultados.

Teste e aprenda

Descubra qual é a sua forma ideal de organização -- pode ser por aplicativo, planilhas, registro em caderno, etc. O importante é se sentir confortável e entender tudo o que foi registrado. Além disso, aprender sobre economia também é importante para entender o que está acontecendo no mundo e o impacto que isso tem sobre o dinheiro usado no dia a dia.


Todos os Direitos Reservados para Informa ABC

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo