Educação

25/02/2019 21:37

Barueri passa a ter plataforma de aprendizagem do Google na rede municipal de ensino

Cidade da Região Metropolitana de São Paulo é a primeira a implementar projeto que une tecnologia e educação

A Secretaria de Educação de Barueri, na Grande São Paulo, anunciou que vai implementar a plataforma de aprendizagem Google For Education em toda a rede municipal de ensino. O projeto vai ser tocado pela consultoria de tecnologia educacional Colaborativa e deve abranger cerca de 46 mil alunos e 2,3 mil professores.

 Segundo a prefeitura de Barueri, a maioria dos alunos da rede pública receberá um tablet no começo do ano letivo. Afora isso, serão compartilhados 11,9 mil óculos de realidade virtual, 361 carrinhos de transporte dos novos computadores, além de telas e projetores para as aulas.

 Os computadores só vão funcionar dentro da escola e darão acesso apenas ao que os professores liberarem anteriormente. Além disso, os dispositivos terão mecanismos antifurto, como um chip que permite a localização do aparelho mesmo quando ele está desligado. “É um grande projeto, desafiador e apaixonante, afinal, temos nas mãos a oportunidade de abrir um novo caminho para o conhecimento”, afirmou Beni Kuhn, CEO da Colaborativa.

 “Barueri, que já está entre as melhores cidades do Brasil para viver, agora também sai à frente nos avanços no setor da educação", comemorou Geraldo Vinholi, secretário de Educação de Barueri, durante a apresentação do projeto. Ele acredita que a melhora na educação na cidade significa uma série de outras vantagens, como a chegada de mais moradores, o crescimento da economia e a melhora do desenvolvimento de profissionais. A prefeitura espera, em longo prazo, que até o número de casas à venda em Barueri cresça.

 Os dados ajudam no otimismo: o ritmo de crescimento populacional de Barueri foi o maior do estado de São Paulo entre 2017 e 2018 (1,39%), segundo o Instituto de Geografia e Estatística (IBGE). O aumento foi de 3.772 habitantes com relação ao ano anterior, quando a taxa de crescimento tinha sido de 0,98%. Hoje, Barueri tem 271.306 habitantes, representando 0,59% do total da população do estado de São Paulo, cerca de 45,5 milhões de pessoas.

 De acordo com o diretor da Google For Education no Brasil, Alexandre Campos, as ferramentas digitais serão úteis não apenas nas aulas, mas na formação de "cidadãos digitais". "Hoje, os alunos não conseguem ficar prestando atenção da mesma forma que ficávamos: sentados, quietos”, pontuou. A expectativa dele é que os professores também mudem de postura com a novidade, já que agora terão novos métodos à disposição.

 Eles estão passando por uma formação no Centro de Aperfeiçoamento dos Professores, da Colaborativa, neste mês, antes de voltarem às salas de aula. Segundo a Secretaria de Educação da cidade, a proposta não é substituir o professor pela tecnologia, mas levar ambos ao alcance de crianças e jovens que querem e precisam aprender.

 

 

 

A rede municipal de ensino de Barueri tem 63.822 alunos, sendo 44,9 mil estudantes matriculados nas 55 escolas de Ensino Fundamental, 8,9 mil nas 34 maternais, 9,2 mil crianças nas 28 Emeis e 710 estudantes do programa EJA – Educação de Jovens e Adultos.

 

 


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo