Entretenimento

05/12/2018 00:13

Ar-condicionado faz mal para crianças?

Aparelho pode ser utilizado no quarto dos pequenos, mas necessita de alguns ajustes e precauções

Não importa o modelo. Seja ar-condicionado de janela, ar-condicionado portátil ou ar-condicionado cassete, uma dúvida que muitos possuem é se o aparelho faz mal para crianças. Alguns mitos foram criados em torno da utilização do condicionador de ar, como o fato de diminuir a qualidade do ar, provocar gripe e problemas respiratórios. Mas essas premissas não passam de senso comum.

O ar-condicionado pode até ser benéfico para os pequenos, à medida em que deixa a temperatura do quarto mais agradável e proporciona conforto térmico. Em altas temperaturas, a transpiração do corpo e o incômodo com o calor podem desconcentrar a criança em tarefas cotidianas, como estudar para uma prova ou fazer exercícios. O mesmo acontece se o ar estiver muito gelado. Nesse caso, o corpo gasta mais energia para manter a temperatura interna equilibrada do que com o sistema imunológico e com outras atividades. Mas isso independe de ser criança ou adulto.

O recomendado é manter a temperatura do aparelho entre 23ºc e 26ºc no verão e 20ºc e 22ºc no inverno, de acordo com norma da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). As crianças também devem evitar o choque térmico, ou seja, sair do quarto, onde o ambiente está climatizado, para outro cômodo sem ar-condicionado. Antes de sair para outro lugar, é importante desligar o aparelho para não provocar esse choque de temperatura.

Outro mito que ronda a utilização do ar-condicionado para crianças é a qualidade do ar. Nos aparelhos mais modernos, já há funcionalidades avançadas para filtrar as impurezas e, inclusive, diminuir o gasto de energia. O que acontece, na verdade, é que o dispositivo deixa o ar mais seco. Por este motivo, é importante não deixá-lo ligado durante todo o dia, e shttp://www.informaabc.com.br/painel/index.php?sis_franquias_conteudo_editar&cat=&id=811766&ativar=simim só quando há necessidade.

A manutenção do ar-condicionado também é muito importante. Limpar os filtros com frequência é fundamental para evitar o acúmulo de sujeira. Se essa limpeza não for feita de forma adequada, o aparelho pode provocar problemas alérgicos e respiratórios em crianças e adultos. O ideal é buscar uma manutenção técnica para este fim regularmente. Determinando a temperatura em um nível ideal e tomando as precauções em relação à limpeza do aparelho, você pode ficar tranquilo em deixar o ar-condicionado no quarto das crianças.


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo