Entretenimento

02/03/2020 01:30 *Esta reportagem foi produzida por estagiários do Curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo

Uso adequado das redes sociais pode ajudar a alcançar mais clientes

Comerciantes do Rudge Ramos têm usado Facebook e Instagram para vender mais
 
 

Hoje em dia, é difícil encontrar uma pessoa que não utilize as redes sociais. De acordo com a pesquisa Global Digital Report, entre outubro de 2018 e outubro de 2019, o número de perfis ativos nas redes sociais aumentou em mais de 328 milhões, sendo que o Brasil encontra-se em 4º lugar no ranking dos países que mais tem cadastros no Facebook. E, pensando nisso, as mídias digitais acabaram se tornando grandes aliadas para os comerciantes, que usam esses meios como uma forma de divulgação dos estabelecimentos para ter maior alcance e conseguir mais clientes. 

Mariana Marques Dioclécio, que vende tapiocas, conta que as mídias sociais são uma excelente forma de divulgar o trabalho dela. "Coloco fotos falando sobre novos sabores e promoções, que fazem as pessoas 'comerem com os olhos' e elas acabam vindo até nós". Ela ainda relata que, como monta a barraca em frente a Universidade Metodista de São Paulo, os alunos que a entrevistam também ajudam a chamar a atenção dos clientes, o que consequentemente aumenta as vendas. 

Para Aline Cristina Nunes, que trabalha com uma casa de chá, o uso das redes sociais serviu para atingir mais pessoas, especificamente na região do bairro Rudge Ramos. "Por meio de publicações diárias com fotos e vídeos, eu já consegui obter mais vendas e clientes". Ela ainda conta que, além disso, ainda compartilha os posts dos consumidores na própria página para obter mais retorno.

O publicitário Marcelo Ruis explica que uma campanha precisa ser estudada e criada para que atinja o público certo para determinado produto. "Hoje em dia as pessoas ficam grande parte do tempo no celular, por isso acredito que uma boa campanha digital bem planejada pode ser a melhor maneira de ser visto, dependendo do perfil do seu consumidor". De acordo com Marcelo, os profissionais podem utilizar as mídias do Instagram e Facebook, bem como o LinkedIn que é uma rede exclusivamente para negócios, com criação de campanhas na intenção de expor o trabalho para um perfil de público específico.

O professor da Universidade Metodista de São Paulo e publicitário Fábio Eloi Oliveira reforça a ideia de que é preciso estudar a melhor campanha publicitária, produzindo conteúdos relevantes para quem realmente se deseja atingir. "Uma boa segmentação e uma análise criteriosa do comportamento do público-alvo são a base disso. Se você mantiver o seu cliente interessado no que você tem a dizer, provavelmente, isso lhe trará resultados mercadológicos". 

Para Fábio, as redes sociais são também um espaço de compartilhamento de experiências; assim, estabelecimentos físicos são diariamente avaliados por pessoas que fazem parte da rede de relacionamentos de outras pessoas. "Você acredita mais na sua amiga ou na propaganda veiculada na TV na hora de escolher, por exemplo, um restaurante?", questiona. 


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