Entretenimento

16/03/2020 00:42

Exposição sobre o Egito Antigo é atração em São Paulo

Mostra é gratuita e vai ajudar visitantes a conhecer mais sobre a antiga civilização que vivia à beira do rio Nilo.

Morada de uma das mais importantes civilizações da antiguidade, o Egito Antigo é o tema de uma exposição em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, até o dia 11 de maio. Intitulada "Egito Antigo: Do Cotidiano à Eternidade", a mostra conta com mais de uma centena de artefatos originais e três seções – vida cotidiana, religião e eternidade –, que explicam as características dos egípcios que viveram entre os anos de 3200 a.C e 32 d.C. A entrada é gratuita.

            Em cartaz desde o dia 19 de fevereiro, a exposição apresenta de forma didática e interativa detalhes da vida da população instalada às margens do rio Nilo. Esculturas, pinturas, amuletos e até mesmo uma múmia real fazem parte do acervo, que pertence ao Museu Egípcio de Turim, na Itália. Durante a mostra, os visitantes terão a oportunidade de escrever seu nome em hieróglifos, participar de uma simulação de escavação e conferir instalações cenográficas que reproduzem construções da época.

Com curadoria de Pieter Tjabbes e Paolo Marini, a mostra apresenta ao público ainda uma réplica da tumba de Nefertari, rainha egípcia e esposa do faraó Ramsés II, que governou entre os anos de 1.279 e 1.213 a.C. Descoberto em 1904, o túmulo original pode ser visitado por meio de um tour virtual pensado para evitar os danos causados pela presença humana no local, como o aumento da umidade, que é prejudicial às pinturas.

"O principal objetivo é possibilitar a um público grande e diverso um entendimento qualificado sobre a cultura egípcia", explicou Tjabbes, em entrevista à Agência Brasil. "Organizamos as obras em diversos recortes, diferentes instâncias, ultrapassando limites temporais e regionais", acrescentou.

O passeio é interessante para todas as pessoas, mas pode ajudar principalmente os estudantes a assimilar melhor assuntos cobrados em provas e vestibulares. Além disso, a exposição é uma oportunidade para alunos direcionados à carreira em áreas como história e arqueologia pelo teste vocacional a se decidirem sobre a futura profissão. 

 

Serviço:  Exposição "Egito Antigo: Do Cotidiano à Eternidade"

Até 11/05/2020

Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo

Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, Triângulo SP, São Paulo–SP

Aberto todos os dias, das 9h às 21h, exceto às terças

Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô

Informações: (11) 4298-1270

 


Todos os Direitos Reservados para Informa ABC

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo