Policial

05/01/2017 08:49

Investimentos na GCM fortalecem combate a criminalidade

Em decorrência dos investimentos feitos neste ano pela Secretaria de Defesa Social na Guarda Civil Municipal de Diadema, como a contração de novos 39 GCMs e a capacitação da equipe, as rondas se intensificaram, melhorando a segurança na cidade. Só nos últimos sete dias, a GCM participou ativamente de 37 ocorrências, sendo as principais auto abandonado, homicídio, furto e porte ilegal de arma. 

Alguns dos resultados dessas ações são a recuperação de uma moto que havia sido roubada em novembro e, neste mês, foi devolvida para o proprietário. Outro exemplo de efetividade que ocorreu nesta semana foi a prisão de um indivíduo. Uma equipe que fazia a segurança escolar na região do Campanário foi solicitada e prendeu o indivíduo durante a ação.

A Secretaria de Defesa Social desenvolve outros trabalhos preventivos no combate ao crime. Uma delas é o contato permanente com os comandantes do 24º Batalhão (Diadema) e do Grande ABC para discutir a questão da segurança pública na cidade. A Polícia Militar de Diadema e a Secretaria Municipal de Defesa Social realizam levantamentos e estudos dos pontos críticos da cidade.  

Uma das ações em conjunto com a PM que a Secretaria de Defesa Social desenvolve é a Ronda Cidadã, implantada em 2014.  Viaturas da GCM ficam posicionadas em 14 locais da cidade, levantados por meio de ocorrências policiais realizadas em conjunto pela GCM, Polícias Civil e Militar e denúncias da população.

Ao mesmo tempo, rondas da GCM e da Polícia Militar circulam o município, que é dividido em quatro setores, enquanto a Polícia Civil realiza diligências e investigações para o combate à criminalidade. 

Um dos pontos importantes para auxiliar o trabalho da Guarda Civil Municipal é a necessidade da população fazer Boletim de Ocorrência ou ligar para o telefone 190 após o crime. O Observatório de Segurança Municipal coleta os dados dos B.O.s dos quatro distritos policiais de Diadema, e assim, com base nas informações, é possível planejar as ações de modo preciso por saber as áreas da cidade onde há maior incidência de atos infracionais.


Todos os Direitos Reservados para Informa ABC

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo