Regional

02/03/2017 00:12

Cuidados na hora de escolher o ar-condicionado para casas de praia

 

Depois de um ano inteiro de trabalho ou estudo, finalmente chegam as férias. No Brasil, esse período também é sinônimo de muito calor. Nas regiões litorâneas, em 2017, há registros de sensação térmica beirando os 50 graus. Para lidar com as altas temperaturas sem perder o bom humor e a vontade de curtir o momento, nada melhor do que um indispensável ar-condicionado.

Única forma de lidar com o aquecimento excessivo, os cuidados com o equipamento em ambientes litorâneos ainda geram muitas dúvidas. Como lidar com os danos que podem ocorrer devido à maresia? Qual aparelho apresenta maior vida útil?

O que considerar na hora da escolha?

O clima pode estragar diversos aparelhos. Por isso, é fundamental ter alguns cuidados especiais na hora de escolher o ar-condicionado. A maresia, por exemplo, danifica eletrônicos e chega ao ponto de interferir na estrutura da casa. Ou seja, todo cuidado é pouco para lidar com as especificidades de cada ambiente.

De acordo com a Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Aquecimento e Ventilação (Asbrav), uma escolha simples pode fazer toda a diferença para o seu equipamento de refrigeração: o tubo de alumínio. Ao contrário do tubo de cobre, o material apresenta resistência efetiva em ambientes litorâneos.

Alguns modelos de ar-condicionado da Consul, por exemplo, integram esse material na composição. Devido à proteção química com uma camada de óxido, o alumínio é mais resistente nesses casos. Leveza, flexibilidade e baixo custo em comparação a outras alternativas também tornam essa opção mais eficiente. Além do próprio equipamento, suportes e parafusos devem ser adequados para resistirem ao ambiente salino e não oxidarem.

Outros cuidados

Seja um aparelho split, de janela ou portátil, priorize aqueles que indicam economia de energia com o selo Procel. Afinal, não sentir calor é incrível, mas você não quer tomar um susto com a conta de luz no fim do mês. O nível “A” indica mais economia. Então, fique atento à etiqueta.

O ar-condicionado split tende a ser mais silencioso e potente. Por isso, é a melhor opção para a instalação definitiva. Entretanto, se a casa de praia for alugada ou a intenção for deslocar o equipamento, a versão portátil atende melhor às necessidades. Além disso, esse tipo de aparelho dispensa o custo da instalação.

Também é importante calcular a quantidade de BTUs (a potência do ar) para refrigeração por metro quadrado. Um cálculo preciso leva em conta região, ambiente, metragem, exposição ao sol, quantidade de pessoas na casa e se há ou não aparelhos eletrônicos.

Para fazer um cálculo aproximado, use como base 600 BTUs quando não houver incidência de sol e 800 BTUs onde há raios diretamente. Some 600 ou 800 BTUs para cada pessoa a mais no espaço, sem contar a primeira. Ou seja, para um espaço de 20 m² com duas pessoas e sem incidência direta de sol, o cálculo seria (600 x 20) + 600 = 12.600. Inclua mais 600 BTUs se houver muitas lâmpadas, eletrônicos ou morar em uma região de clima muito quente.


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo