Regional

02/03/2017 00:12

Cuidados na hora de escolher o ar-condicionado para casas de praia

 

Depois de um ano inteiro de trabalho ou estudo, finalmente chegam as férias. No Brasil, esse período também é sinônimo de muito calor. Nas regiões litorâneas, em 2017, há registros de sensação térmica beirando os 50 graus. Para lidar com as altas temperaturas sem perder o bom humor e a vontade de curtir o momento, nada melhor do que um indispensável ar-condicionado.

Única forma de lidar com o aquecimento excessivo, os cuidados com o equipamento em ambientes litorâneos ainda geram muitas dúvidas. Como lidar com os danos que podem ocorrer devido à maresia? Qual aparelho apresenta maior vida útil?

O que considerar na hora da escolha?

O clima pode estragar diversos aparelhos. Por isso, é fundamental ter alguns cuidados especiais na hora de escolher o ar-condicionado. A maresia, por exemplo, danifica eletrônicos e chega ao ponto de interferir na estrutura da casa. Ou seja, todo cuidado é pouco para lidar com as especificidades de cada ambiente.

De acordo com a Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Aquecimento e Ventilação (Asbrav), uma escolha simples pode fazer toda a diferença para o seu equipamento de refrigeração: o tubo de alumínio. Ao contrário do tubo de cobre, o material apresenta resistência efetiva em ambientes litorâneos.

Alguns modelos de ar-condicionado da Consul, por exemplo, integram esse material na composição. Devido à proteção química com uma camada de óxido, o alumínio é mais resistente nesses casos. Leveza, flexibilidade e baixo custo em comparação a outras alternativas também tornam essa opção mais eficiente. Além do próprio equipamento, suportes e parafusos devem ser adequados para resistirem ao ambiente salino e não oxidarem.

Outros cuidados

Seja um aparelho split, de janela ou portátil, priorize aqueles que indicam economia de energia com o selo Procel. Afinal, não sentir calor é incrível, mas você não quer tomar um susto com a conta de luz no fim do mês. O nível “A” indica mais economia. Então, fique atento à etiqueta.

O ar-condicionado split tende a ser mais silencioso e potente. Por isso, é a melhor opção para a instalação definitiva. Entretanto, se a casa de praia for alugada ou a intenção for deslocar o equipamento, a versão portátil atende melhor às necessidades. Além disso, esse tipo de aparelho dispensa o custo da instalação.

Também é importante calcular a quantidade de BTUs (a potência do ar) para refrigeração por metro quadrado. Um cálculo preciso leva em conta região, ambiente, metragem, exposição ao sol, quantidade de pessoas na casa e se há ou não aparelhos eletrônicos.

Para fazer um cálculo aproximado, use como base 600 BTUs quando não houver incidência de sol e 800 BTUs onde há raios diretamente. Some 600 ou 800 BTUs para cada pessoa a mais no espaço, sem contar a primeira. Ou seja, para um espaço de 20 m² com duas pessoas e sem incidência direta de sol, o cálculo seria (600 x 20) + 600 = 12.600. Inclua mais 600 BTUs se houver muitas lâmpadas, eletrônicos ou morar em uma região de clima muito quente.


Todos os Direitos Reservados para Informa ABC

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo