Regional

01/08/2018 00:02

Maratona dissemina cultura para os quatros cantos de Diadema

Neste final de semana, dias 3, 4 e 5 de agosto, será realizada em Diadema a “Maratona Cultural 2018”. O evento, em sua primeira edição, levará para 15 deferentes locais da cidade 48 horas de atividades artísticas, garantindo à população de Diadema e região o acesso a mais de 72 ações culturais e de lazer.

Todas as atividades são gratuitas e para executá-las a Prefeitura Municipal contará com a participação de 1.200 artistas que farão espetáculos em praças públicas, centros culturais, estabelecimentos de comércio e instituições.  As atrações acontecem em diversas linguagens - dança, música, teatro, circo, artes visuais, cinema, hip hop e cultura popular, entre outras.   

Dia 3 de agosto, às 19h, será realizada a abertura oficial no Teatro Clara Nunes, com as presenças do prefeito de Diadema Lauro Michels e do secretário de Cultura Eduardo Minas. O evento começa com o Vem Dançar, programa realizada pela Secretária de Cultura, que leva a milhares de pessoas vivências em danças. Isso ocorre por meio de oficinas e bailes populares nos bairros. Em seguida ocorre a apresentação da Companhia de Danças de Diadema com o premiado espetáculo (APCA/2017) Eu por detrás de MIM, de autoria do Ana Bottosso. 

Segundo o secretário, Eduardo Minas, a Maratona é uma forma  de fomentar cultura e garantir o acesso à população. “Por meio da ação proporcionamos mais visibilidade a produção artística local, aumentamos a difusão e o público passa a ter conhecimento do trabalho de formação que o município realiza no campo da ação cultural”, afirma.

Lançamento da nova orquestra - Durante a Maratona também acontecerá o lançamento da Orquestra da Nova Casa da Música, formada por 200 alunos que estudam na escola. Será no dia 4 de agosto, às 19h, no Piso 5 do Shopping Praça da Moça. Sob a batuta do maestro Alailton Assumpção a primeira orquestra de Diadema, com esta formação, executará clássicos de Beethoven e Vivaldi e canções de consagrados artistas, entre eles Michael Jackson, Steve Vai e Bruno Mars.  No dia 5 de agosto, na Praça de Alimentação do Shopping, a cantora Jane Oliveira fará show de MPB e Samba.

As artes circenses também estarão presentes na Maratona Cultural de Diadema. No CEU das Artes, no Jardim Inamar, também dia 4 de agosto,  um mini-circo será montado no local para receber duas sessões do espetáculo Hoje é Dia de Circo. Realizadas pelos integrantes do Circo Escola Diadema as apresentações terão números do circo tradicional, entre elas trapézio, tecido, mágicas, dupla de palhaços e malabares.

Para as crianças será realizada a Maratoninha Infantil, no dia 5 de agosto, na Praça da Moça, com mais ações circenses, oficinas de danças e artes visuais e brinquedos infláveis. Encerrando o dia, será apresentando o espetáculo infantil Frozen – Aventura na Neve, baseada no filme do mesmo e que faz muito sucesso entre os pequenos. 

A Casa do Hip Hop, no Centro Cultural Canhema, também está integrada a Maratona Cultural. No dia 4 de agosto o espaço promove uma sequência de ações, começando com as batalhas de breaking para as crianças, cyphers (roda de dança) aberta ao público e batalhas de breaking, all style e 7 to smoke para todas as idades. Rappers do cenário independente do Hip Hop nacional vão mostrar performances com muito ritmo, rima e poesia e no domingo, dia 5 de agosto, no final da tarde, haverá Encontro de DJs. Na Praça Lauro Michels, centro da cidade, os apreciadores do Hip Hop poderão assistir a Batalha da Central, com apresentações temáticas de MC’s e outras intervenções.

Para quem é cinéfilo há várias alternativas. Dia 4 de agosto, na Praça da Moça, o Cinema na Praça irá exibe o “O Touro Ferdinando”, filme dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha e concorrente ao Oscar 2018. No Teatro Clara Nunes, o Cine Corujão fará projeção na madrugada e no Cine Eldorado serão mostradas fitas de ação, drama, fantasia e aventura. No CEU das Artes, no dia 3 de agosto, também haverá exibição ao ar livre do suspense “Corra” do diretor Jordan Peele. Na Praça da Moça como no CEU das Artes as projeções são em 2K, alta resolução, e o som digital 5.1.

Na área da música a Maratona Cultural oferece várias opções. No CEU das Artes, na Arena Odair Menezes, o samba correrá solto nas apresentações de vários artistas, entre eles Deolindo, compositor da escola Mocidade Alegre, Cello Resende que tocou no Exaltasamba e, o grupo Inova Samba, que fará participação especial. No Teatro Clara Nunes haverá Show de MPB com bandas locais e também Encontro de Repentistas com participação de cordelistas de Diadema e do ABC. 

Na Praça Lauro Michels, no Centro, acontece a Maratona de Reggae, apresentação de música instrumental com grupos da Nova Escola da Música e a Maratona Rock N Roll com bandas regionais. Com participação de grupos e de covers do Link Park e AC/DC mais show de rock vai acontecer no Container Pub Stop e, para quem gosta de uma balada, a pedida é participar da Maratona Eletrônica que será realizada no Parque do Paço. Durante o evento line up de DJs com repertório techno,  house e electro, entre outros.  

Na área teatral tem a Noite do Stand Up, no Teatro Clara Nunes, com humoristas da cena paulistana e no Centro Cultural Serraria será realizada a 1ª Mostra de Processos Teatrais. O encontro possibilita trocas de experiências entre alunos das oficinas de teatro que acontece no local e no final o Grupo Arte Sem Nome fará uma apresentação. Mesclando música e teatro, na Balletomane Escola de Dança será realizado, pelos alunos da instituição, o espetáculo Fame. O musical, de origem americana, conta a trajetória cheia de altos e baixos, sonhos e decepções de um grupo de alunos da New York High School of Performing Arts.  

Praticantes de skate também terá vez na primeira edição da Maratona Cultural de Diadema. No dia 5 de agosto, das 9h30 às 12h, na Praça Lauro Michels, será realizado o Campeonato de Skate Amador aberto ao público. Os concorrentes podem disputar em duas categorias: Game of Skate e Best Street e para participar é necessário fazer a inscrição pelo whatsApp 9 8955-1939 . Os primeiros colocados receberão premiações.

Organizada pela Secretaria Municipal de Cultura a Maratona Cultural encerra suas atividades no domingo, às 19h. Para conhecer toda a programação, dias e horários dos eventos, e acompanhar o que vai acontecer nos três dias de  cultura e arte em Diadema, acesse www.diadema.sp.gov.br.


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo