Regional

13/09/2018 00:06

Paranapiacaba recebe Festival de Fotografia no fim de semana

No sábado e domingo (15 e 16), o público poderá conferir exposições, entrevistas e feira de publicações; evento terá presença de fotógrafos reconhecidos

Santo André, 12 de setembro de 2018 – A Vila de Paranapiacaba, em Santo André, local procurado por muitos fotógrafos amadores e profissionais para a realização de ensaios, terá um evento destinado à fotografia no próximo fim de semana. Trata-se do Festival de Fotografia de Paranapiacaba, a ser realizado nos dias 15, a partir das 9h30, e 16, a partir das 10h, em espaços como o Clube União Lira Serrano e o Antigo Mercado, entre outros. A atividade é gratuita.

Segundo o idealizador do evento, João Kulcsár, o objetivo do encontro é estimular uma troca entre profissionais e amantes da fotografia, educadores e alunos, potencializado por um local propício a se tornar um museu a céu aberto. Kulcsár é mestre em Artes pela Universidade de Kent (Canterbury, UK) e professor visitante na Universidade de Harvard, além de coordenar um projeto de Alfabetização Visual.

Entre os convidados para as mesas de conversas, Claudia Andujar, João Roberto Ripper, Alexandre Sequeira, Evandro Teixeira, Nair Benedicto, Jailson de Souza (Observatório de Favelas – RJ), Rubens Fernandes Jr., Thyago Nogueira (IMS) e Denise Camargo, além de nomes que participarão das programações das casas parceiras, as Estações, que abrigarão pequenas exposições, bate-papos e lançamentos. Na Estação Vento Leste já estão confirmados os fotógrafos Márcio Vasconcelos, Érico Hiller e Marcos Piffer.

Nos dois dias a programação contará com exposições, entrevistas e outras atividades no Clube União Lyra Serrano. No Antigo Mercado o público poderá conferir a feira de publicações e lançamento de livros. Estão previstas ainda ações educativas, oficinas para crianças e adolescentes, palestras, além de projeções noturnas e uma câmera obscura gigante. Confira a programação completa a seguir.

Outras atrações – O festival contará com a Estação Alfabetização Visual, na rua Campos Sales, nº 458, que será o ponto de encontro de formação para crianças, adolescentes e professores da rede pública. O espaço abrigará com atividades lúdicas, brinquedos, câmeras de orifício, caleidoscópios, laboratório fotográfico, lanterna mágica, jogos com imagens e oficinas.

No local estará também a exposição Vila de Paranapiacaba, com fotografias feitas por deficientes visuais, e poderá ser visitada por todos, já que será acessível, com imagens tridimensionais que possibilitam o toque. O projeto é parte da pesquisa realizada por Kulcsár desde 2008. O Festival de Fotografia de Paranapiacaba é organizado pela entidade Alfabetização Visual e a Prefeitura de Santo André em parceria com Senac-SP, SESC-SP, Vento Leste Editora, REDE de produtores culturais da Fotografia e CPTM. Mais informações sobre a programação no sítio: https://www.festivalfotoparanapiacaba.com.br/.

Serviço:

Festival de Fotografia de Paranapiacaba
Dias 15, a partir das 9h30, e 16, a partir das 10h
Exposições, ações educativas, oficinas, palestras, feiras de publicações, entre outras atividades, em diversos espaços da vila
Sites do evento:https://www.festivalfotoparanapiacaba.com.br/ ehttps://www.facebook.com/ffparanapiacaba/
Grátis

Programação

Entrevistas – Clube União Lyra Serrano

Dia 15 de setembro (sábado)
9h30: Roberta Tavares
11h: Alexandre Sequeira
12h30: Márcio Vasconcelos
14h: João Roberto Ripper e Jailson de Souza 
16h: Claudia Andujar por Thyago Nogueira

Dia 16 de setembro (domingo)

10h: Denise Camargo
11h30: TED (Coletivo AfroTometria, Sergio Silva, Zé Bobby, Penna Prearo, Mônica Zaratini, Coletivo Visto Permanente, Maíra Erlich)
13h30: Nair Benedicto por Rubens Fernandes Jr.
15h: Evandro Teixeira

Exposições:

Clube União Lira Serrano - 1. ANDAR Histórias de Brinquedos, Gabriele Galimberti
Clube União Lira Serrano - 1. ANDAR Evandro Teixeira – 1968
Largo dos Padeiros - alambrado Convocatória do Festival
Antigo Posto de saúde Retratos da Vila e Imigrantes - Ale Ruaro
Galpão Máscaras impermanentes - Alessandro Celante
Casa #444 e 442 Speculum e Quando menos - Alunos do Bacharelado em Fotografia do Senac
Tapumes Casa # 444 Coletivo AfroTometria
Coreto Retratos Imigrantes - Augustus Sherman
CASA # 457 Trabalho Infantil - Lewis Hine
Estação Alfabetização Visual Exposição Nasa
Estação Paranapiacaba Retratos Imigrantes - Augustus Sherman

Estação Editora Vento Leste

Dia 15 de setembro (sábado)
15h30: Érico Hiller – Conversa: Um diário fotográfico - A histórica caminhada de Gandhi em 1930 
19h30: Márcio Vasconcelos – Conversa: Do Sertão de Lampião ao Benin dos Voduns

Dia 16 de setembro (domingo)

11h Marcos Pifer – Conversa: Ilha Diana - Paisagens interiores

Feira de Publicações – Mercado

(sábado, das 10h às 19h. domingo, das 10h às 16h)

 LANÇAMENTO dos LIVROS:

Dia 15 de setembro, sábado, às 17h30
Marcelo Costa |Lugar onde o tempo sofre 
Antonio Florence | Intervalos Acidentais
Daniela de Moraes | Serra da Ermida 357 
Marcio Scavone | Copo de luz 
Davilyn Dourado | Chuva fora de lugar 
Zé Bobby | De onde se vê o mar

Exposições:

Histórias de Brinquedos – Quais são seus brinquedos favoritos?
Fotografias de Gabriele Galimberti

Com a pergunta do título em mente, Gabriele Galimberti visitou mais de 50 países durante dois anos registrando imagens de crianças com seus bens mais preciosos: seus brinquedos. O fotógrafo captou a espontaneidade e a naturalidade que envolve o brincar independente do território e de suas diversas origens.

Evandro Teixeira, 1968 – 50 anos
Fotografias de Evandro Teixeira

A exposição reúne fotografias de um dos mais importantes nomes do fotojornalismo brasileiro. Evandro fixou inúmeras imagens que marcaram a ditadura, estabelecida em 1964, com destaque a implantação do AI-5, no ano de 1968. Protestos, repressão militar, violência, arbitrariedade, são algumas das cenas que serão apresentas nesta mostra.


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo