Regional

03/10/2019 22:49

DICAS DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA PARA O SEU CARRO

Você sabia que fazer a manutenção preventiva do seu veículo ajuda a economizar? Essa é uma grande verdade.
Afinal, diferentemente da manutenção corretiva, uma revisão periódica busca se antecipar aos problemas.
Quando tudo funciona bem, isso se reflete também nos gastos com combustível.
Mas não há motivo maior para cuidar bem do seu veículo do que a própria segurança. Confira dicas de manutenção preventiva para o seu carro:

  • Pneus. A calibragem é essencial e o estado dele também. Pneu tem data de validade, que é indicada no próprio pneu. Em media é seis anos, por isso, é muito importante para sua segurança saber se os pneus do seu carro estão dentro desse prazo. Depois disso, precisam ser trocados mesmo que, aparentemente, ainda possam ser usados.
  • Estepe. Quase sempre esquecemos de verificar o estado dele. Muitos motoristas se dão conta da sua falta quando um pneu fura. Mesmo sem uso, ele deve ser calibrado periodicamente, para que esteja pronto quando for necessário.
  • Bateria. Esse acessório do seu carro não avisa quando vai parar de funcionar. A bateria fica mais velha e mais fraca a cada carga e recarga, assim como a bateria de um telefone celular. Chega um ponto em que ela não consegue mais acumular energia nem mesmo para dar a partida no carro, e não temos saída a não ser efetuar a troca.
    • Ao dar a partida, desligue tudo

      Dar a partida com equipamentos acionados é o mesmo que diminuir a vida útil de sua bateria, de propósito. Desligue o desembaçador traseiro, o farol, o ar-condicionado, etc, quando for ligar o carro. Sua bateria agradece.

    • Verifique os terminais da bateria

      De tempos em tempos, talvez a cada seis meses ou um ano, é bom dar uma olhada nos terminais da bateria. Eles podem estar frouxos, sujos ou corroídos. O zinabre aparece ali por causa de eventuais vazamentos do líquido interno da bateria.

    • Cuidado, se seu carro fica parado muito tempo

      Se você tem um carro que fica muito tempo parado, como um carro antigo que não é usado para locomoção diária, dê a partida nele a cada 15 dias, e deixe-o funcionando por uns 5 minutos. Assim a bateria vai sempre ter uma carga adicional, além de essa prática ser benéfica também para o conjunto mecânico do seu carro..

  • Palhetas e limpadores do pára-brisa

    As palhetas e limpadores do pára-brisa dão sinais claros de desgaste, a começar por arranhões no vidro e excesso de barulho.
    A verificação dos limpadores precisa ser periódica, já imaginou você acionar o limpador e ele não funcionar durante uma forte tempestade?
    Não dá para correr esse risco, certo?

  • Falta de água no radiador

    . Esse serviço deve ser feito com o motor completamente frio, pela manhã. Observe o nível e complete se for necessário. Pode ser feito todo meses ou ao reparar algum vazamento de água embaixo do carro. Nesse caso leve a um serviço especializado.

Devemos obedecer o tempo ou quilometragem especificadas pela fábrica do seu carro.Vale destacar que, para revisões mais simples, você pode fazer em casa mesmo.

Já para questões mais complexas  como: troca de óleo de motor, pastilha de freio, cabos e velas, correia dentada e correia do alternador. É preciso levar seu carro a um serviço especializado.

Afinal, estão em jogo o bom funcionamento do veículo, o consumo de combustível, a sua segurança.

Agora, quer saber como fazer a manutenção preventiva de seu carro em uma oficina de confiança?  Entre em contato com a Bono Pneus mais próxima de você.


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo