Regional

12/02/2020 00:45

Parque Nascentes de Paranapiacaba é reconhecido como Posto Avançado de Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

 O Parque Municipal Nascentes de Paranapiacaba, com 4,2 quilômetros de Mata Atlântica preservada no município de Santo André, agora possui o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA).

Os Postos Avançados são centros de divulgação das ideias, conceitos, programas e projetos desenvolvidos em uma Reserva da Biosfera e para receber o certificado é preciso que na área sejam desenvolvidas regularmente ações em duas das três funções básicas da reserva, que são: proteção da biodiversidade, desenvolvimento sustentável e promoção do conhecimento científico e tradicional.

O título é concedido pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, órgão máximo de gestão da RBMA, ao qual cabe estabelecer as diretrizes para os trabalhos de implantação desta Reserva. O Parque receberá um certificado atestando o título.

“Desde sua criação no ano 2003, o Parque tem programas voltados para a proteção e conservação da biodiversidade, uma intensa fiscalização, diversas ações de educação ambiental, seja com visitantes, instituições de ensino ou com a comunidade, além de ações com foco no desenvolvimento sustentável e na participação da comunidade e fomento ao desenvolvimento de pesquisas científicas no local”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.

Preservar e conservar o ecossistema local, além de disponibilizar atividades turísticas, foi o objetivo principal da classificação do Parque Nascentes como Unidade de Conservação Municipal, em 2003, e do seu cadastramento no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (lei federal número 9.985/2.000), bem como do reconhecimento pela Unesco como Zona Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Antes disso, a área era utilizada para acampamentos, coleta de plantas, caça e visitação desorganizada.

“Esse título, portanto, vem reconhecer que estamos colaborando de maneira significativa com a conservação do bioma Mata Atlântica, um dos mais ameaçados do país, e que estamos no caminho certo”, concluiu o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.

Atualmente o Parque atrai diversos visitantes interessados em percorrer as seis trilhas, que contam com monitores habilitados, e em conhecer as nascentes do Rio Grande, principal formador da represa Billings.

Reserva da Biosfera - A Reserva da Biosfera da Mata Atlântica foi a primeira unidade de Reserva da Biosfera declarada no Brasil, processo que aconteceu em seis fases sucessivas entre 1991 e 2008. É a maior reserva da biosfera em área florestada do planeta, com cerca de 78 milhões de hectares, sendo 62 milhões em áreas terrestres e 16 milhões em áreas marinhas, nos 17 estados brasileiros onde ocorre a Mata Atlântica, o que permite sua atuação na escala de todo o bioma.

Existem cerca de 50 Postos Avançados reconhecidos pela Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, divididos entre Instituições, Centros de Pesquisas, Reservas Particulares, Jardins Botânicos e Sedes de Unidades de Conservação que funcionam como centros de difusão dos princípios e projetos da RBMA.
Presentes em todas as regiões do mundo, as Reservas da Biosfera têm como objetivo comum a busca pelo equilíbrio da conservação e desenvolvimento humano. Atualmente, existem aproximadamente 670 Reservas da Biosfera em 120 países.


Todos os Direitos Reservados para Informa ABC

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo