Regional

02/06/2020 22:02

O CORPO AO ESTESSE EXCESSIVO

Deixe-me compartilhar com você o que acontece como corpo ao responder a situação do estresse.

Tenho trabalhado com isso na maior parte do tempo com os meus clientes de gestão emocional e planejamento de vida.

Vou me esforçar para te explicar de maneira bem simplificada o que acontece quando o corpo é bombardeado por estresse constante.É bem assim: Toda vez que suas emoções entram em ebulição seus órgãos internos têm que trabalhar duro para acomodar a pressão.A largada do estresse dispara um alarme dizendo que o corpo precisa se defender de alguma ameaça.

Quando isso acontece o cérebro envia sinais para à glândula adrenal (uma suprarrenal), que aumenta a produção de adrenalina, assim, o ritmo cardíaco acelera, eleva sua pressão sanguínea, enviando glicose aos músculos.Uma cadeia complexa de resposta prepara o corpo produzindo adrenalina, cortisol para o ataque ou fuga. Quando a pessoa atraca, ela sai arrebentando com tudo. Quando ela foge, fica triste e depressiva.

Para visualizar melhor este processo – Imagine um elástico – Você estica e solta – Faz isso várias vezes – Ele então fica flácido – Quando você voltar a puxar ele pode até quebrar. É exatamente isso que acontece com o corpo. Ele quebra. É uma metáfora pra dizer que o corpo fica adoente.

O que fazer então para atenuar o estresse nesta vida tão agitada do dia a dia?

Primeiro:Tenha descanso. Reserve algumas horas do dia para ficar somente com você. Observando você mesmo. Sei que você vai dizer que não tem tempo pra isso. Pode ser até verdade, mas você tem tempo pra tudo, menos para cuidar de você às vezes, não é menos?

Segundo:Se afaste de pessoas que não te valorizam. Que humilham você o tempo todo. Esse tipo pessoa faz você pensar e sentir emoções negativas como raiva, medos, angústia e ciúmes. E isso é muito estressante.

Terceiro:Busque se relacionar com pessoas que te incentivem, que acreditam em você, pois esta é a variável, segundoa psicologia positiva, que mais gera emoções saudáveis, saúde e bem-estar em qualquer pessoa.

Preste atenção: Se você adotar essas três atitudes comportamentais emocionais, tenho certeza que você vai viver melhor e mais feliz agora!

Nilton Marques – treinador comportamental sistêmico, especialista em gestão emocional e planejamento de vida.


Todos os Direitos Reservados para Informa ABC

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo