Saúde

07/11/2018 00:30

Prefeitura fortalece conscientização sobre o câncer de boca

Ao longo desta semana, avaliações gratuitas serão realizadas no Poupatempo da cidade; mais de 500 pessoas foram atendidas no primeiro dia da ação

Na busca por conscientizar a população sobre o câncer de boca, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da secretaria de Saúde, promove até esta sexta-feira (09/11), o 11º Abre a Boca para a Saúde, no Poupatempo da cidade – localizado na Rua Nicolau Filizona, 100, no Centro. Avaliações gratuitas, com dentistas, médicos bucomaxilo e especialistas em cabeça e pescoço, serão ofertadas à população. Logo no primeiro dia do evento 530 pessoas foram atendidas.

Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 14.700 novos casos de câncer de boca serão notificados neste ano.  A doença é mais comum entre os homens e 70% dos casos identificados são de pessoas acima de 50 anos. Por ser silenciosa e sem muitos sintomas, o câncer pode ser facilmente confundido por feridas ou lesões.

O secretario de Saúde, Dr. Geraldo Reple, participou do evento acompanhado pelo Chefe de Sessão da Saúde Bucal do Município, Dr. Mário Checkin, e do Diretor do Departamento de Atenção Básica, Dr. Rodolfo Strufaldi.

“Com o apoio do Poupatempo, mobilizamos um time para conscientizar a população sobre os perigos e cuidados da doença. Temos em média 30 funcionários atuando neste posto, entre os dentistas, assistentes e técnicos dos Centros de Especialidades Odontológicas e médicos do Hospital de Clínicas, na especialidade de cabeça e pescoço. O objetivo da campanha é atingir a população em geral, mas os fumantes, etilistas e quem usa prótese dentária, terão uma atenção especial. A nossa meta é atender cerca de 3.000 pessoas”, explicou Reple.

O titular da pasta de Saúde também esclareceu que todos os pacientes que apresentarem lesões na boca ou qualquer indício serão encaminhados para dar início ao tratamento nos Ceos, no Hospital Anchieta ou Hospital de Clínicas do município.

Aceitação – Com a correria do dia a dia, o aposentado Gileno Onório do Nascimento, 59 anos, não frequenta o dentista há três anos. Hoje, ele foi até o Poupatempo para renovar a carteira de motorista e foi surpreendido pela ação. “Quando vi essa estrutura, fiz questão de participar. Confesso que achei muito bom, eu nunca fiz uma avaliação bucal e hoje, já estou saindo daqui com um encaminhamento para o dentista. Estava precisando desse empurrãozinho”, disse o aposentado.

Durante a ação, o responsável pela saúde bucal também esclareceu a importância do diagnóstico precoce. “Eventos como este, dão um alerta à população, assim conseguimos chegar até essas pessoas e iniciar o tratamento o quanto antes. Quanto antes descobrir, podemos fazer um prognóstico preciso e atingir chegar a uma possível cura”, esclareceu. Para participar, basta ir até o Poupatempo e preencher uma ficha de cadastro. O horário de funcionamento é das 8h às 18h.


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo