Saúde

20/05/2019 12:09

Centro Especializado em Reabilitação torna-se referência em fisioterapia aquática

Instituído há um ano, equipamento no Jardim Hollywood acelera o processo de reabilitação de pacientes com 3.000 atendimentos

O Centro Especializado em Reabilitação (CER) de São Bernardo (Rua Warner, 300, no Jardim Hollywood) celebra nesta quinta-feira (16/05) uma importante marca: um ano de funcionamento da piscina aquecida, recuperada pela gestão do prefeito Orlando Morando, que tornou o espaço referência em fisioterapia aquática. Em 12 meses, o equipamento realizou 3.000 atendimentos a crianças e adolescentes de 0 a 17 anos. O chefe do Executivo esteve no local para parabenizar os profissionais e conversar com os pacientes.

“A primeira vez que visitei este espaço, encontrei uma piscina completamente inutilizada. Executamos um planejamento com a equipe da Secretaria de Saúde e, há um ano, devolvemos aos pacientes desta cidade o acesso ao tratamento. Ver esta piscina funcionando e este espaço como referência é extremamente gratificante. Estamos mudando a vida dessas pessoas, prestando atendimento de qualidade e com muito respeito”, disse o prefeito Orlando Morando.

A fisioterapia aquática é um tratamento especializado, que utiliza a água para reabilitar, prevenir alterações funcionais e estimular a coordenação sensório-motora das crianças. A terapia é recomendada em pacientes diagnosticados com deficiências físicas. Em média, 80 crianças são atendidas por semana e o tempo de atividade varia de 30 a 45 minutos. A efetividade do atendimento só foi possível após uma nova reestruturação do espaço, com a troca das bombas que aqueciam a piscina e a contratação de profissionais especializados.

RECOMEÇO – Com passos lentos e precisos, Vitor Cunha Limoeiro, 8 anos, está reaprendendo a andar nas margens da piscina do CER. Com 1 ano e 8 meses, Vitor foi diagnosticado com a síndrome de McCune Albright. A doença afeta o sistema endocrinológico, provoca displasia fibrosa poliostótica, que deixam seus ossos frágeis e manchas na pele.

“Como a maioria dos bebês, o Vitor aprendeu a andar com um ano. Dava alguns passinhos e eu ficava toda encantada. Porém, como os ossos dele são frágeis, logo veio a primeira fratura. Foram diversos ossos quebrados, gessos e duas cirurgias reparatórias. Meu filho foi inserido na fisioterapia aquática em dezembro do ano passado e hoje, após cinco meses, ele já está andando”, disse Cristina Cunha emocionada, ao ver o filho caminhando em sua direção.

DIFERENCIAL – Com a efetivação da piscina, a Prefeitura de São Bernardo passou a oferecer tratamentos para todos os tipos de reabilitação. O município disponibiliza a Equoterapia, tratamentos para reabilitação visual, auditiva, intelectual, entre outros. Os acompanhamentos são efetuados dentro das unidades de Saúde da cidade.

“Meu filho tem 2 anos e 4 meses e apresenta um quadro de dificuldade de desenvolvimento motor grosso. Além do tratamento na piscina, ele recebe um amplo atendimento no CER. O Lorenzo é acompanhado por um médico neuropediatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, entre outros. Ele é muito bem atendido. Além do ótimo tratamento, meu filho recebe muito carinho e atenção de todos os profissionais”, comentou Thomaz Costa, pai do paciente Lorenzo Costa.

Para ser inserido nos tratamentos do Centro Especializado em Reabilitação, o paciente precisa ser referenciado pela Unidade Básica de Saúde (UBS), de acordo com os protocolos de atendimento do Ministério da Saúde.


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo