Saúde

09/10/2019 00:33 Jornal reporter diario

Câncer de mama faz 370 vítimas em 2019 na região

Outubro acende o alerta para o câncer de mama, doença silenciosa que já fez ao menos 8 mil vítimas/ ano no Estado. Dados das prefeituras revelam que, desde janeiro, foram diagnosticados 370 casos em quatro das sete cidades da região, contra 609 no mesmo período do ano passado. Santo André encabeça a lista, com 180 internações condicionadas ao diagnóstico do tumor, seguida por São Bernardo com 163 vítimas, Diadema com 17 registros e Ribeirão Pires com 10. Mauá, Rio Grande da Serra e São Caetano não retornaram com informações.

Apesar da queda de 39%, a incidência da doença é alta. O INCA (Instituto Nacional do Câncer) estima que 59,7 mil novos casos serão detectados ainda em 2019 no Brasil, 16.340 só no Estado. A SBM (Sociedade Brasileira de Mastologia) pede para mulheres a partir de 40 anos fazerem o autoexame de mama e a mamografia. Mas em Diadema é preciso esperar pelo menos um ano para ser chamado, porque o único mamógrafo na cidade, instalado no Quarteirão da Saúde, está fora de operação e aguarda contrato de prestação de serviços.

A moradora do Parque Reid, Margarida Silva Machado, 53 anos, vai desembolsar R$ 76 para fazer o exame no particular depois de aguardar desde 2018 para ser chamada na rede pública. “Para se ter ideia, estou desde junho de 2017 esperando me chamarem para fazer ultrassom, isso porque tenho mioma, uma vergonha”, reclama.

Daniela Garcia Casas, de 46 anos, também precisou fazer o exame em junho de 2017, na UBS Jardim Ruyce, mas até agora não foi chamada. “Disseram que me ligariam e nada. Não tenho como pagar”, relata. Em nota, a Prefeitura informa que atende somente demandas prioritárias, segundo a faixa etária e os protocolos clínicos, de acordo com oferta estadual.

Para quem está na fila, a dica do mastologista do Hospital e Maternidade Christóvão da Gama, Guerino Barbalaco, é fazer o autoexame mensal após o período menstrual, buscar campanhas e carretas de mamografia e tentar realizar o procedimento em municípios vizinhos. “O paciente está resguardado para ficar até dois anos sem fazer o exame, mas a indicação é que anualmente o rastreamento seja feito”, orienta o médico, durante entrevista ao canal RDtv.

Barbalaco indica aliar alimentação saudável, atividades físicas e demais exames de rastreamento para aumentar a possibilidade de cura. “Tanto o autoexame quanto o ultrassom são exames complementares que podem ajudar no diagnóstico. Quanto antes buscar, mais chance de cura efetiva”, aponta.

Outubro Rosa
Para reduzir o número de casos e reforçar a importância do diagnóstico precoce, a campanha Outubro Rosa chega com atividades gratuitas. Apesar da fila para fazer exame, Diadema terá aulas de zumba, alongamento, dia de beleza, apresentação de coral, sessão de cinema, caminhada, palestra e meditação em pontos descentralizados. Em Santo André, o Consórcio Intermunicipal tem iluminação especial em alusão à campanha e o Atrium Shopping oferece até o dia 31 a exposição Força e Renascimento, que traz ensaio fotográfico com 15 pacientes.

São Bernardo promove neste sábado (5) o Dia D para exames de prevenção relacionados ao câncer de colo de útero e solicitação de mamografia. A ação é das 8h às 17h, nas 34 unidades básicas de saúde, que terão atividades educativas e outras ações. Ribeirão Pires tem a Caminhada contra o Câncer pela Vida, com saída do Complexo Ayrton Senna, nesta sexta-feira (4).

Desde o início do ano, foram realizadas 28.401 mamografias entre Diadema (1.456), Ribeirão Pires (1.230), Santo André (12.715) e São Bernardo (13.000). O procedimento está disponível em Ribeirão Pires, na UPA (Unidade de Pronto Atendimento); em Santo André, no Hospital da Mulher, no Centro Radiológico Andreense e na Casa da Esperança; e em São Bernardo, na Policlínica Centro e na Santa Casa de Misericórdia, todos mediante agendamento.


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo