Saúde

06/11/2019 01:10

Conheça 8 métodos contraceptivos e escolha o melhor para você

Os métodos contraceptivos são importantes para quem deseja se prevenir de uma gravidez indesejada. Atualmente existem muitos tipos disponíveis e conhecê-los pode te ajudar a chegar a uma escolha que se adeque às suas necessidades.

Pensando nisso, separamos 8 métodos, de categorias diferentes, para você conhecer melhor. Continue a leitura e confira!

Métodos contraceptivos de barreira

Os métodos contraceptivos de barreira são aqueles que impedem que o esperma chegue até o útero, de forma que o óvulo não é fecundado. Entre as opções desse tipo estão:

1. Camisinha

A camisinha pode ser encontrada em materiais como látex e poliuretano. É um dos métodos mais utilizados e não é à toa: ela também é muito importante na proteção das doenças sexualmente transmissíveis.

Apesar de algumas pessoas terem certa relutância em utilizar esse método, a camisinha pode ser encontrada em diversos tamanhos e até com textura e sabores diferenciados, podendo até se tornar um estimulante.

Vale lembrar que existe tanto a masculina quanto a feminina, mas as duas não devem ser usadas juntas.

2. Diafragma

O diafragma é um anel de borracha fina que impede a entrada dos espermatozoides no útero. Ele é flexível e deve ser colocado no colo do útero cerca de quinze a trinta minutos antes do sexo.

Pode ser retirado até doze horas depois e não é descartável, podendo ser utilizado por até três anos: basta higienizá-lo e armazená-lo adequadamente.

3. DIU e SIU

O DIU (Dispositivo Intrauterino) e o SIU (Sistema Intrauterino) são outros dois métodos de barreira bastante conhecidos.

Ambos impedem a passagem do esperma, com a diferença de que o DIU é feito de cobre e não tem hormônio, enquanto o SIU libera hormônios dentro do útero.

Para realizar a colocação desse tipo de método é preciso passar por um procedimento rápido e simples no consultório médico.

Métodos contraceptivos hormonais

Os contraceptivos hormonais são aqueles que impedem a gravidez por meio da liberação de hormônios no organismo da mulher. Eles podem ser encontrados em várias versões, como:

4. Contraceptivos orais e injetáveis

A pílula e a injeção anticoncepcional são dois métodos contraceptivos compostos por hormônios sintéticos como estrogênio e progesterona. O objetivo de ambos os métodos é impedir a ovulação, assim evitando a gravidez.

Existem diversos tipos de pílula, sendo a monofásica a mais comum. Ela é tomada entre o primeiro e o quinto dia da menstruação e quando a cartela acaba há uma pausa de sete dias.

Já a injeção pode ser mensal ou trimestral e é aplicada na região glútea.

5. Anel vaginal

O anel vaginal é um objeto circular e flexível que contém etinilestradiol e etonogestrel. Ele é colocado em formato de 8 no canal vaginal no quinto dia da menstruação, permanecendo por vinte e um dias. Depois, é retirado e não usado por sete dias.

6. Adesivos cutâneos

O adesivo anticoncepcional é colado na pele por uma semana e libera estrogênio e progestogênio durante esse período

É colocado no primeiro dia da menstruação e vem em três unidades para que seja utilizado durante todo o mês, com exceção da pausa de sete dias.

Cirurgias contraceptivas

As cirurgias contraceptivas são métodos que necessitam da realização de procedimentos que normalmente são definitivos. Os mais conhecidos são:

7. Vasectomia

A vasectomia é realizada no homem e consiste em fechar os canais deferentes. Para isso, é cortado o canal por onde ocorre a passagem dos espermatozoides, do testículo até as outras glândulas que produzem o esperma.

Ao contrário do que muita gente diz, após a cirurgia o homem continua tendo orgasmos, mas sem a presença dos espermatozoides.

8. Laqueadura

A laqueadura é uma cirurgia em que as trompas são cortadas ou amarradas, de forma que os espermatozoides e os óvulos não se encontrem. Ela pode ser abdominal ou vaginal.

Vale lembrar que, ainda que você conheça suas opções, é importante decidir-se por um entre os vários métodos contraceptivos juntamente com um médico, pois ele analisará diversos fatores para saber qual o melhor para você.


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo