Saúde

07/11/2019 23:36 drogaria liviero

Tendinite tem tratamento? Entenda como lidar com esse problema

Está com dores nos membros que não passam? Sente uma aflição que parece atingir a região muscular, porém, mais intensa, chegando a incomodar os movimentos mais simples? Isso pode ser sinal de inflamação nos tendões, mais conhecida como tendinite. A boa notícia é que tendinite tem tratamento.

Bastante comum, essa doença é decorrente de causas variadas, como movimentos repetitivos, prática exagerada e inadequada de exercícios físicos ou até mesmo devido à idade. A qualquer sinal de desconforto, é fundamental procurar ajuda médica.

Neste post, vamos falar sobre as causas, os sintomas, os fatores de risco e as formas de diagnosticar e tratar a tendinite. Se você se preocupa com a sua saúde, informe-se sobre o assunto agora mesmo!

Quais são as causas da tendinite?

A tendinite é o nome que se dá à inflamação nos tendões, que sofrem uma sobrecarga devido a movimentos repetitivos ou lesão única em excesso. Essa doença afeta qualquer membro, principalmente o cotovelo, os ombros, os joelhos e os punhos.

As principais causas da tendinite são as seguintes:

  • falta de alongamento ou aquecimento antes e depois de atividades físicas;
  • prática recorrente de esportes do tipo basquete, boliche, corrida e tênis;
  • postura inadequada com regularidade;
  • estresse;
  • movimentos repetitivos, como o uso do teclado e mouse no computador ou até mesmo no celular;
  • traumatismos;
  • idade – é muito comum a inflexibilidade dos tendões com o passar dos anos;
  • doenças autoimunes;
  • má alimentação, por conta do excesso de algumas toxinas.

Quais são os sintomas e os fatores de risco?

O inchaço, a dor e, em alguns momentos, o arroxeado na região afetada são os sintomas mais comuns da tendinite. Além disso, o incômodo atinge outros músculos próximos, o que provoca a sensação de peso sobre o membro. Por isso, é essencial consultar o médico a qualquer sinal de desconforto.

Como dissemos, a tendinite tem tratamento, porém, é importante investigá-la e solucioná-la de forma correta para impedir que se torne crônica e leve a complicações, como ao próprio rompimento dos tendões. Caso contrário, o que é resolvido com fisioterapia e medicação passa a ser reparado apenas com cirurgia.

Como tratar a inflamação nos tendões?

Que a tendinite tem tratamento, você já sabe. Mas, afinal, como resolver o desconforto que atinge os nossos membros de forma adequada? Primeiramente, é preciso confirmar a doença, o que comumente é feito por meio de exames de imagem, raio-x e ultrassonografias.

Recebido o diagnóstico, o médico ortopedista recomendará o uso de medicação via oral, tais como Flanax 550mg, Ibuprofeno, Ibupril 600mg ou Cetoprofeno. Em casos mais críticos, a cirurgia é realizada com o objetivo de limpar as inflamações ao redor do tendão ou até mesmo para descomprimi-lo.

Durante o período, algumas das abordagens clínicas indicadas pelos especialistas são:

  • repouso com ajuda de tipoia, se a região afetada for ombro ou punho;
  • acupuntura;
  • fisioterapia e alongamentos;
  • atividades de reforço muscular supervisionado;
  • melhoria de ergonomia no trabalho para correção da postura;
  • aplicação de gelo.

Como tratamento complementar, você pode apostar nas plantas com ação anti-inflamatória, como o chá de gengibre ou erva-doce e o suco ou o gel de babosa, para ser aplicado nos membros afetados. Alimentos como atum, salmão, ovos e frutas cítricas também ajudam na recuperação.

Sabemos que tendinite tem tratamento, porém, é importante ficar atento aos primeiros sinais para que ele seja o mais eficaz possível. Outra orientação é jamais optar pela automedicação, pois, dessa forma, você vai apenas mascarar o problema, em vez de solucioná-lo.

E, então, o que achou deste post? Aprendeu mais sobre a inflamação nos tendões? Aproveite que chegou até aqui e descubra, agora, como tratar lesões musculares!


RECEBAINFORMATIVOS

Receba novidades sobre vagas de emprego e notícias do site em seu e-mail

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Copyright 2010-2017 INFORMA ABC © Todos os direitos reservados.

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo